sexta-feira, 27 de outubro de 2017

BIODIVERSIDADE NA FUNDAÇÃO ZOOBOTÂNICA DO RS

   A biodiversidade compreende todos os organismos e seres vivos que compõem e equilibram o mundo natural num rico e complexo sistema. A WWF afirma que para entendê-la é preciso considerar "todas as formas de vida, assim como os genes contidos em cada indivíduo, [e os] ecossistemas, na qual a a existência de uma espécie afeta diretamente muitas outras".
      Aqui no estado há uma enorme variedade de biomas e espécies de plantas e animais, sendo alguns de seus símbolos naturais o pássaro quero-quero, o brinco-de-princesa, e não poderia faltar a árvore de erva-mate. Toda essa biodiversidade é de responsabilidade da Fundação Zoobotânica do RS, órgão público importantíssimo na pesquisa, conservação e divulgação através da educação ambiental. Algumas das atividades exercidas pela Fundação: pesquisa e inventariação da fauna e flora, recuperação e resgate da flora, estudos de fósseis. Além disso, é responsável pelo cuidado e manutenção do Zoológico de Sapucaia do Sul, do Jardim Botânico de Porto Alegre e do Museu de Ciências Naturais, e nesses espaços realiza uma série de atividades educativas e culturais voltadas para diversos públicos.
       No âmbito do museu, a cada última quinta-feira do mês é promovido um curso de formação para professores interessados em trazer suas turmas posteriormente ao museu. Neste curso são apresentados a história dos museus num panorama mais abrangente, desde o Mouseion e gabinetes de curiosidade, até chegar no cenário de museus brasileiro. O museu faz questão de desconstruir a ideia de museu como lugar de coisa velha que infelizmente ainda é muito comum até mesmo entre professores. Apresenta, por último, programas educativo-culturais realizados pelo museu ao longo do ano, como por exemplo o "Ciência na Praça" e o "Museu vai à Escola", possibilitando às turmas que não possuem condições de ir até o museu também possam ter uma boa experiência. Também são ofertados cursos especialmente aos professores para que possam aplicar os conhecimentos em sala de aula.
      Os esforços do Museu de Ciências Naturais da Fundação Zoobotânica devem ser reconhecidos e devem servir de inspiração, mesmo em meio às dificuldades políticas e as ameaças de fechamento os funcionários persistem e acreditam no potencial e importância da instituição para o Rio Grande do Sul. 
       A Fundação Zoobotânica tem o apoio dos alunos do curso de Museologia da UFRGS.


[Postagem para a disciplina de Educação em Museus referente ao encontro do dia 26/10/2017]

Nenhum comentário:

Postar um comentário