quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

CONHECENDO A FUNDAÇÃO VERA CHAVES BARCELLOS

No centro de Viamão, a Fundação Vera Chaves Barcellos é uma entidade cultural, privada e sem fins lucrativos, criada no ano de 2005 com a missão de pesquisar, preservar e difundir principalmente as obras da artista Vera Chaves Barcellos, mas também de contribuir para divulgação de obras e exposições de outros artistas e curadores de arte contemporânea.


A Sala dos Pomares abriga as exposições regulares e gratuitas, e a equipe da Fundação realiza atividades paralelas que fomentam o debate sobre a arte contemporânea. Além disso, a FVCB conta com um prédio anexo de Reserva Técnica, com todos os cuidados necessários para a preservação de seu acervo. Com o aumento do acervo documental, foi necessária a criação do Centro de Documentação e Pesquisa, localizado em Porto Alegre, que está disponível para pesquisa pública de livros, catálogos e outros suportes sobre a arte contemporânea. Os prédios são envoltos por vasta área livre com muitas árvores frutíferas plantadas pelos próprio funcionários, além de instalações de artistas contemporâneos que têm profunda relação com a natureza e o meio.


A exposição que vimos, intitulada e de curadoria de Ío (Laura Cattani e Munir Klamt), “refere-se ao equilíbrio de duas partes de uma fórmula. A concisão do título tem dupla função: almeja a ideia de síntese, ao mesmo tempo em que busca justapor, em equilíbrio, partes que parecem inicialmente opostas em um sistema: o peso e a leveza; o acaso e a ação consciente; a paisagem e a propriocepção; a clareza e a indefinição.” (Informações retiradas do site da FVCB). As obras provém tanto do acervo da FVCB quanto de outros museus e coleções particulares, que com suas diversas materialidades compõem o significado da exposição.
A Fundação possui um Programa Educativo voltado para educadores, estudantes e público geral a fim de aproximá-los com a arte contemporânea. Para tanto, realiza visitas mediadas à Sala dos Pomares, propõe o Curso de Formação Continuada em Artes e produz materiais educativos que auxiliam as práticas pedagógicas. Estes recursos do educativo potencializam a experiência do visitante com as exposições, considerando que a arte contemporânea é, sobretudo, abstrata e sensível.


Site da Fundação Vera Chaves Barcellos: http://www.fvcb.com/

[Postagem para a disciplina de Educação em Museus referente ao encontro do dia 16/11/2017]

Nenhum comentário:

Postar um comentário