terça-feira, 24 de outubro de 2017

EDUCAÇÃO EM MUSEUS: MUDANÇAS DE PENSAMENTO

         A educação em museus parte de um processo evolutivo que está ligado com a criação dos museus públicos, lá no século XVIII. Quando os museus ainda davam seus primeiros passos, o acesso às obras e objetos exóticos era privilégio apenas da elite. O movimento nacionalista que ocorreu na França deu início aos museus abertos ao público em geral, como foi o caso do Louvre. O objetivo de abrir as portas era educar não só a elite, mas todo o povo.
      Aqui no Brasil o Museu Real surge inicialmente para atender apenas pesquisadores e estudiosos, em 1818. Mais tarde, ainda no século XIX, descobre-se o potencial que as exposições têm para complementar no ensino escolar, e então o museu amplia a variedade de visitantes. Isso acontece principalmente por iniciativa republicana, uma vez que um povo educado teria maior consciência política. No entanto, é preciso destacar que aqui o processo educativo se caracteriza como um efeito disciplinar e que não leva em conta a bagagem cultural e individual do visitante. Em 1911 percebe-se a complementaridade entre museu e escola e é criado, então, um projeto de museu escolar, prática que já era bastante comum em países europeus.
     Essa nova forma de entender o papel do museu permitiu vários aprimoramentos no Museu Nacional, e em 1932 foram contabilizados 2282 alunos que frequentaram a sala de conferência do museu, número que é bastante alto se considerar o acesso à educação da época.
           Hoje a percepção de educação em museus é muito mais aprofundada e vai muito além de ações educativas e atividades lúdicas realizadas durante uma exposição, mas é interessante perceber que desde sempre a educação foi uma preocupação dos museus, mesmo com seu caráter disciplinar.


                                              REFERÊNCIA

KOPTCKE, Luciana Sepúlveda; LOPES, Maria Margareth; PEREIRA, Marcelle. A construção da relação Museu-Escola no Rio de Janeiro entre 1832 e o final dos anos de 1927. Análise das formas de colaboração entre o Museu Nacional e as instituições da educação formal. XXIV Simpósio Nacional de História, 2007. 

[Postagem para a disciplina de Educação em Museus referente ao encontro do dia 14/09/2017]

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